sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Cinquenta filmes pra ver antes de morrer

Se você é assinante da Sky ou da TVA e tem o canal TCM Classic Hollywood, vai poder morrer tranqüilo depois do dia 26 de dezembro.

O canal vai exibir ao longo do mês, os 50 filmes pra ver antes de morrer. A lista foi compilada a partir da lista do American Film Institute e traz tanto clássicos do cinema como Cidadão Kane (1941), que encabeça a lista da AFI, quanto filmes que se tornaram fenômenos pop como E.T. (1982) e Rocky (1976).

No entanto, eu diria pra você segurar um pouco antes de bater as botas, já que a lista conta só com filmes americanos e, portanto, deixa de fora movimentos artísticos de valor inestimável como o Neo-realismo italiano, o Expressionismo alemão, a Nouvelle Vague francesa, o Cinema Novo brasileiro... Além de filmes excelentes da cinematografia internacional, como obras da Rússia, Espanha, Japão, Irã, Índia, Argentina e de muitos outros países.

Por último, na minha opinião o cinema, e a arte em geral, é extremamente pessoal. Já vi filmes maravilhosos que nunca entrariam em uma lista como essa e filmes que são considerados clássicos do cinema mundial que eu simplesmente detestei. É uma questão de gosto.

De qualquer forma é sempre bom ver bons filmes (e a maioria dos filmes que estão nessa lista são ótimos), portanto você pode conferir a lista completa com os horários em que os filmes vão passar nessa notícia do G1. Já no site do American Film Institute, você pode se registrar e baixar em PDF a lista com os 100 melhores filmes (americanos) de todos os tempos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Digo, tudo certim!?

É mesmo questão de gosto, é bem particular... nunca assistí E.T, acredita!? hahahahaaa...

Gosto muito do cinema Iraniano e Francês, embora conheça bem pouco, mas tudo que assistí de ambos, até o momento eu gostei bastante!

Tenha uma ótima semana pela frente!

bjo

...

Andrea Drewanz disse...

Diogo,
É engraçado... eu já tinha visto esta lista e queria fazer um post sobre o assunto. Mas, já que vc falou primeiro, vamos lá.
Achei a lista bem tradicional, recheada de clássicos. Sinceramente, esperava algo mais surpreendente. Mas, tudo bem, gosto é gosto.
O que eu fiquei horrorizada foi com a lista dos 100 melhores filmes escolhidos pelos leitores do Globo ou G1 (não lembro mais qual criou).
É de doer, ou melhor de chorar!!!
Entrou cada filme, que vc não acredita. Depois procura ver...
Bjs

Anônimo disse...

Diogo,
A notícia é ótima, mas no canal TCM todos os filmes são dublados.
abraço

Diogo Novaes disse...

Dublado...

NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!

Aluguem os filmes. Baixem da internet. Sei lá. Só não assistam dublado. É péssimo.