segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Roteiristas entram em greve... Eu não

Mesmo após alguns dias sem posts aqui no Mnemoteca, não há motivos para alarme. Informo que eu não aderi à greve dos roteiristas de Hollywood. Até porque (ainda) não sou um roteirista de sucesso.

O fato é que, após mais uma rodada de negociações do WGA (Writer's Guild of America), o sindicato dos roteiristas, e a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), não se chegou a um acordo e por isso, a partir de hoje, os profissionais responsáveis por roteiros para TV e cinema nos EUA cruzaram os braços e participam de passeatas em frente aos grandes estúdios, incluindo a Walt Disney Co., a rede ABC, a Warner Bros., a Paramount Pictures, a CBS e a Fox.

O principal ponto de divergência entre as duas partes seria a questão dos direitos autorais de filmes e programas de televisão vendidos em DVDs ou por meio da internet. Mesmo desistindo das porcentagens de direitos autorais mais altas sobre a venda de DVDs, a WGA, que representa cerca de 12 mil profissionais em solo americano, afirmou que os estúdios não quiseram discutir a questão dos filmes e programas vendidos e veiculados na web.

A paralisação irá prejudicar a produção de muitas séries de TV e fazer com que programas gravados ao vivo recorram de maneira imediata às reprises, além de custar milhões de dólares em lucros e salários perdidos

A última greve da categoria aconteceu em 1988 e durou 22 semanas. Segundo estimativas, uma greve como a de 88 poderia resultar, hoje, em perdas de cerca de US$ 1 bilhão.

PS.: Eu acabei de ler que a estréia da 4a. temporada de Lost pode ser adiada por conta da greve. Nããããoooooo!!!

Nenhum comentário: