terça-feira, 6 de novembro de 2007

Fotografia:: A enseada de Botafogo por outro ângulo


Na semana passada eu estive na Urca (clique aqui para saber mais sobre esse tradicional bairro carioca), visitando algumas locações para um ensaio sobre capoeira que estou planejando realizar em breve.

Visitei o campus da Praia Vermelha da UFRJ e relembrei bons momentos que passei durante os três anos que estudei ali na Escola de Comunicação. Reencontrei meu primeiro professor de fotografia, Antonio Fatorelli. Ele é, sob muitos aspectos, o responsável por essas imagens que eu posto aqui no blog. Sem ele nada disso estaria acontecendo.

Sempre me interessei por fotografia, mas ele foi um grande mestre e, mais do que a técnica, ele me mostrou que o fotógrafo possui um olhar diferenciado. A técnica cumpre apenas o propósito de imprimir esse olhar nas imagens produzidas por ele.

Assim, aproveitei a oportunidade para relembrar os primeiros momentos em que fotografei e registrei algumas imagens da Urca, como fiz há mais de 5 anos. Posto aqui duas dessas imagens que mostram a enseada de Botafogo vista da Urca. Uma bela paisagem do Rio de Janeiro.

Alerta! Daqui pra frente o post é mais técnico. Se você não saca muito de fotografia pula pro final pra ver a outra foto.

A escolha pelo P&B tem duas razões: a primeira era dar um ar nostálgico às imagens, já que a Urca é um bairro que foi sinônimo de riqueza e glamour nas décadas de 20 à 40, principalmente por causa do Cassino da Urca, que foi inaugurado em 1933 e fechado em 1946 com a proibição dos jogos de azar. O segundo motivo é que nem sempre as cores são positivas. Nesse caso, elas eram apenas distrações. O fato de subtrai-las das imagens realça a composição e as formas do quadro.

Ambas as fotos foram feitas com uma Nikon D40 equipada com uma objetiva 18-135mm f: 3,5-5,6 e ISO 200.

A primeira foto foi registrada com uma distância focal de 135mm (200mm equiv.) e os seguintes dados de exposição: f: 5,6 e t 1/1600.

Já a segunda imagem teve abertura f: 5,0, t 1/4000 e dist. focal de 44mm (66mm equiv.).


Quem quiser conferir mais do meu trabalho como fotógrafo basta clicar aqui e acessar meu porfolio online.

Um comentário:

Mineira disse...

Bom dia Diogo!

"O Rio de Janeiro continua lindo"...

Quem me vê falar assim, até pensa que conheço esta bela cidade... mas, pelo menos nas suas fotos, ta lindo sim! :)

Falando do post abaixo: eu sou do tipo que não liga muito pra sobremesa não... eu até gosto, mas assim, como um lanche, de tarde, nã o curto muito após o almoço não... Resisto a um chocolate, na boa, mas me confeço, com o perdão da palavra "tarada" por sorvete! Nossa!

É, os tempos mudam mesmo! Que milagre ninguém ter tentado comer as tais sobremesas carérrimas!

Então quer dizer que vão filmar o Hulk aqui no Brasil? Que chique!

Pedir carteira de identidade, a uma pessoa idosa, pra comprovar que ela tem mais de 18 anos, é dose! Sem comentários...

Ótima semana procê Diogo!

Bjo

...