quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Fotografia:: Água de Beber


Na quarta-feira da semana anterior, tive uma noite de capoeira.

Primeiro fui a uma roda de capoeira na Gávea. O evento foi organizado pela minha instrutora, a Felina. Ela dá aula pra várias crianças e adultos próximo ao Shopping da Gávea e a maior parte dos alunos compareceu.

Depois, a galera toda foi ao Teatro do Jockey conferir uma peça sobre capoeira, com capoeira mas que não fala só para os capoeiristas.

"Água de Beber" é o primeiro espetáculo teatral que conta a história da capoeira no Brasil, país que se tornou o maior divulgador e exportador de profissionais desta arte no mundo. Idealizada pelo diretor, acrobata e capoeirista Cláudio Baltar, a peça é baseada livro "Santugri", do jornalista e sociólogo baiano Muniz Sodré e em pesquisas em jornais e entrevistas com capoeiristas e estudiosos dessa arte.

Como eu disse, o espetáculo é bem interessante não apenas para os iniciados na capoeira, mas para todo mundo. Com música, projeção de imagens, capoeira e interpretação, o espetáculo tem momentos de ação, drama e até de comédia. Os capoeiristas Rodrigo dos Santos, Davi Mico Preto. Fábio Leão Pequeno, Sérgio Cebolla, Charles Rosa e Fábio Negret estão de parabéns e dão show com as acrobacias.

Alerta! Daqui pra frente o post é mais técnico. Se você não saca muito de fotografia pula pro final pra ver a outra foto.

Com a minha companheira de trabalho, a Nikon D40 e munido das minhas objetivas, uma 18-135mm e uma 50mm, fui à luta.

Na roda, usei ISO 1600 e um flash SB600 rebatido em um cartão branco preso no mesmo.

No teatro, após conseguir uma autorização da produção pra fotografar o espetáculo, descartei o flash e aproveitei as luzes da peça para iluminar os atores/capoeiristas. Assim, pude diminuir o meu ISO para 800.

Durante a peça, alternei (com algum esforço e uma boa dose de agilidade) entre as duas objetivas. Mas a 50mm com abertura f: 1,8 se mostrou mais útil, mesmo sem o foco automático. Capturei a maioria absoluta das imagens com diafragma 2,8 para ter um pouquinho a mais de profundidade de campo e uma margem de erro no foco manual.

Foram mais de 150 fotos no total e fico feliz de dizer a vocês que agora uso o Adobe Photoshop Lightroom, que é um excelente software que permite importar, tratar e publicar as fotos de uma maneira muito mais prática e rápida em relação ao Photoshop. Enquanto nesse programa você tem que abrir uma a uma as fotos, alterar e depois salvar, no Lightroom você trabalha com vários arquivos ao mesmo tempo e online, sem precisar abrir ou salvar nada. Pra quem tira muitas fotos em formato RAW, como eu, é a ferramenta ideal. Recomendo.

A primeira foto foi capturada com a lente 50mm (75mm equiv.), f: 1,8 e t1/80.

Já a segunda foi fotografada com a objetiva 18-135mm na posição 62mm (93mm equiv.), diafragma f: 5,3 (5,0 e 1/3) e t1/60.


Quem quiser conferir mais do meu trabalho como fotógrafo basta clicar aqui e acessar meu porfolio online.

Um comentário:

vanessinha disse...

Oi,,,

Bom vi vc no matutando, e fiquei curiosa sobre Alice, rs

Que fofa, li o post, "procurando uma mãe.."

rsss, as crianças são uma caixinha de surpresas...qdo vc vê...puff, ja esta no mundinho delas..

Um beijo em vcs!