terça-feira, 6 de novembro de 2007

O Hulk na favela popstar

Edward Norton e o restante da equipe de O Incrível Hulk 2 já estão no Brasil para as filmagens do longa, que tem data de estréia marcada pra Julho de 2008.

A maior parte da história se passa em uma favela. E a locação escolhida para as gravações é a favela Tavares Bastos, no Catete. Desde a ocupação do morro pelo BOPE, em 2000, e a instalação de sua sede em um prédio abandonado, essa é a favela mais segura da cidade e por isso está virando uma das locações mais procuradas do Rio. Já serviu a vários filmes, clipes e novelas.

Tropa de Elite, Maré, 174 e a novela Vidas Opostas, da Record estão entre as obras que se utilizaram da comunidade. Os moradores viram figurantes e atores e as filmagens trazem trabalho pra todo mundo.

Quem negocia as contrapartidas e autoriza as filmagens é o major Vargas, 50 anos, 15 anos na tropa de elite da PM do Rio. Ele é uma espécie de "prefeito" informal. Para as filmagens do Hulk, por exemplo, exigiu que usem mão-de-obra local e comprem comida e materiais lá dentro (e em rodízio, para não privilegiar ninguém). Cerca de 40 casas receberam benfeitorias, e os moradores, de R$ 100 a R$ 300 pelas gravações.

Vargas diz que consegue recursos e benefícios para a favela, mas cobra dos moradores respeito à área de preservação ambiental, que paguem luz, tenham relógio de energia em casa e hidrômetro.

Após conhecer a favela e as locações onde serão filmadas as cenas de ação, John Stoneham Jr., chefe dos dublês, comenta encantado com o visual do lugar:

"É fantástico. Em Los Angeles, isso valeria milhões."

Eu aposto que vai valer milhões pros produtores do filme. Com certeza.

Nenhum comentário: