segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Teoria da conspiração



Todo mundo que me conhece sabe que eu adoro uma boa teoria da conspiração. Melhor ainda se envolve sociedades secretas, o governo americano e tudo mais.

No entanto, o vídeo acima não tem nada de ficção. Esse episódio infeliz aconteceu na Universidade da Flórida, em 17 de Setembro. O estudante Andrew Meyer foi preso e passou a noite na cadeia sob a alegação de "perturbar a ordem" simplesmente por fazer uma pergunta ao Senador John Kerry, que dava uma palestra para os alunos da universidade.

Tudo bem que ele pode ter sido um tanto insistente nas suas perguntas e na indagação a Kerry se ele de fato fazia parte da mesma sociedade secreta da qual (supostamente) faz parte o presidente George W. Bush. Mas isso não era motivo pra prender o rapaz e muito menos para dominá-lo usando choques elétricos.

Me impressiona o desespero do estudante em querer saber o que tinha feito de errado, os pedidos de socorro e o apelo para que o policial não use o taser. A cena é deprimente e mostra o quanto a sociedade americana se dispõe a abrir mão de suas liberdades individuais por um pouco mais de segurança. Ou pelo menos por um pouco mais de sensação de segurança.

Além de ser lamentável, me deixou curioso o fato desse episódio, que é no mínimo polêmico, ter sido deixado de lado pela mídia como um todo tanto nos EUA quanto no Brasil. Questionei vários amigos e ninguém sabia do acontecido ou tinha sequer ouvido falar.

Policiais dominando um estudante sem maiores razões... Mídia encobrindo os fatos... Estou começando a achar que essa sociedade secreta pode existir.

Mas a verdade está lá fora. Agora vocês já sabem. E da próxima vez que forem falar sobre sociedades secretas... cuidado com quem está ouvindo...

Nenhum comentário: