quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Porque as séries demoram tanto pra chegar ao Brasil

Eu sou viciado em séries. Adoro. Quando eu prestei vestibular e passei só pro segundo semestre da UFRJ passei esses seis meses (e mais uns dois da greve... básico) assistindo Sony, Warner e Fox o dia inteiro. Hoje eu sou mais light. Só acompanho de perto Lost e Heroes e vejo de vez em quando House, 24 Horas e as eternas, mas sempre engraçadas reprises de Friends e Seinfeld.

Eu vejo séries desde que as pessoas tinham o maior preconceito e chamavam elas de enlatados. Elas só passavam na Sessão Aventura e nos sábados e domingos pela manhã na Globo. Pra quem só viu Malhação depois da Sessão da Tarde eu relembro que a Sessão Aventura ocupava esse horário na década de 80 e início de 90 e passava séries clássicas como Mac Gyver (Profissão Perigo), Esquadrão Classe A, Dama de Ouro e uma que ninguém lembra, mas que eu adorava: a Força de Emergência. Era tipo uma SWAT dos anos 80. Eu lembro da abertura onde o narrador dizia assim:

“Quando o cidadão está com problemas, ele chama a polícia. Mas quando a polícia está com problemas, eles chamam a... FORÇA DE EMERGÊNCIA!!!”.

Muito bom, né? Alguém lembra disso?

OK. Chega de nostalgia. Como eu ia dizendo, o meu irmão compartilha esse meu vício e uma dessas noites batendo papo, a gente chegou a uma conclusão: existe uma conspiração (eu tinha dito que gosto de conspirações) pra que as séries só cheguem ao Brasil com pelo menos uns seis meses de atraso. É sério... pensem bem... porque é que as séries não são exibidas aqui ao mesmo tempo que lá nos EUA?

Eu até entendo que as séries demorem a chegar na TV aberta. Eles querem que você tenha um TV por assinatura. Isso é óbvio. Mas não passar na TV fechada não faz o menor sentido. Onde é que eles querem que você assista?

E nem adianta culpar a legenda. Se cinco ou seis nerds conseguem fazer uma legenda sincronizada com perfeição e traduzida melhor do que a Mônica Pessegueiro do Amaral, que traduz a legenda de TODOS os filmes que eu vejo no cinema (mas isso é assunto pra outro post), porque a Fox ou a Sony teriam dificuldades?

A nossa conclusão estarrecedora é a seguinte: Eles fazem isso pra vender mais assinaturas de Internet banda larga! É óbvio que se você não consegue assistir aqui, tem que baixar de algum site pirata ou um torrent. E pra isso você precisa de uma Internet banda larga. Até porque se for discada, você vai ver Lost ou 24 Horas mais rápido se esperar chegar na Globo.

Nenhum comentário: