domingo, 28 de outubro de 2007

Fotografia:: Lá vem o sol


Olha a pose tipo Gisele Bündchen...

Depois de dias de chuva, dilúvio e caos total, finalmente abriu o sol no Rio de Janeiro e aproveitei o domingão pra curtir uma praia. Já que fui de carro, levei a minha câmera e tirei umas fotos sem muito compromisso. A primeira é da Alice numa pose bem blasé. A segunda foto é um bom exemplo de como um enquadramento pode influenciar na percepção de uma cena. Tava cheia a praia, né? Não. Nem tanto. Mas ao utilizar um enquadramento fechado e uma teleobjetiva, que tem por característica "comprimir" os planos da imagem, parece que os guarda-sóis (eu pesquisei e sim, o plural é esse mesmo) estão bem mais próximos do que na realidade.

Alerta! Daqui pra frente o post é mais técnico. Se você não saca muito de fotografia pula pro final pra ver a outra foto.

Equipamento fotográfico e praia não costumam combinar. Mas com alguns cuidados dá pra levar na boa a sua câmera pra passear. Use um filtro UV à frente da sua objetiva para preservá-la. No meu caso, usava um polarizador circular. Tenha uma bolsa adequada e deixe a câmera sempre na sombra. Principalmente se for preta e toda de plástico como muitas das câmeras compactas. Não pegue a câmera molhado ou sujo de areia. Por último, ao chegar em casa, dê uma geral na máquina com o blower brush pra tirar qualquer areia que tenha ficado em alguma fresta.

As fotos desse post foram registradas com ISO 200 e em prioridade de abertura.

A primeira tem também o flash onboard pra efeitos de preenchimento das sombras. Distância focal (equiv.) de 70mm, f: 5,0 e t 1/250. Ela estava debaixo da sombra da barraca.

A segunda tem distância focal de 200mm (equiv.), f: 5,6 e t 1/800.

A maior dificuldade em condições de muita luz como a praia é enxergar o resultado das fotos tiradas no monitor LCD, por isso recursos como o historigrama e o alerta de highlights, que pisca nas partes superexpostas da imagem são muito úteis.


Enganei vocês. A praia nem tava tão cheia pra um domingo de sol.

Quem quiser conferir mais do meu trabalho como fotógrafo basta clicar aqui e acessar meu porfolio online.

2 comentários:

Unknown disse...

Linda Alice. Doces fotos, adorei!

Mineira disse...

Aqui, como não temos mar, ficamos nadando no calorão que o norte de Minas faz! Ta uma coisa de louco!

A Alice é linda e a foto ficou uma graça!

Muito interessante a foto dos guarda-sois, legal ter explicações sobre o resultado final...

Um ótimo começo de semana pra você!

Bjo

...