terça-feira, 2 de outubro de 2007

O dono da janela

Esse post é pra falar sobre aquelas regras invisíveis, não ditas, mas que estão implícitas e de um jeito ou de outro todo mundo acaba respeitando mesmo sem saber exatamente o porquê.

Eu nunca tinha reparado mas, segundo uma amiga, quem senta na janela do ônibus tem o total e arbitrário controle sobre a mesma. Se você está na janela, pode ficar tranquilo e fazer o que bem entender com ela. A regra é clara. Mas se sentou no corredor ou está em pé pode dizer adeus a qualquer chance de decidir o que acontece com a janela.

Eu disse que nunca tinha reparado. Isso foi até sexta passada.

Foi nesse dia chuvoso que eu estava voltando pra casa no final da tarde e peguei um ônibus (óbvio) lotado. Quem já pegou um ônibus lotado num dia de chuva sabe muito bem que a primeira reação das pessoas é fechar todas as janelas e frestas possíveis do ônibus. Eu juro que não entendo. Se molhar nem pensar. Mas respirar é opcional.

É claro que pra completar tinha um engarrafamento monstruoso na auto-estrada Lagoa-Barra.

Depois de alguns minutos com 70 pessoas dentro de um espaço confinado, é óbvio que ficou bastante abafado. Tava sufocante, pra dizer a verdade. Um sujeito que estava em pé ao meu lado e que, assim como a maioria dos seres humanos, precisa respirar, teve a boa idéia de abrir a janela superior.

É aí que entra o dono da janela. Pra ele não interessava se todo mundo ia morrer sufocado ou não. Aquela era a janela dele e assim ele fechou a janela por mais que já não estivesse chovendo mais. Depois de mais umas duas tentativas frustradas, parece que lembramos da "regra" e ninguém mais tentou abrir a janela dele. Por sorte eu estava bem embaixo daquela escotilha (é assim que se chama?) , eu a abri pra entrar um ar e sobrevivi pra contar essa história.

Afinal, eu podia não estar na janela mas eu era o "dono da escotilha".

PS.: A primeira coisa que eu fiz quando o cara se levantou e eu sentei no lugar dele foi escancarar a janela. E que se dane se alguém ficou com frio...

Nenhum comentário: