quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Estômago" e "Meu Nome Não é Johnny" são os maiores vencedores em noite de prêmio da ABC

Estômago, de Marcos Jorge, levou o prêmio de Melhor Longametragem de Ficção no Grande Prêmio de Cinema Vivo, organizado pela Academia Brasileira de Cinema. O filme ainda faturou a eleição para Melhor Filme segundo o voto popular.

Em noite de tapete vermelho no Rio de Janeiro, Estômago levou ainda outros três prêmios: Melhor Diretor (Marcos Jorge), Melhor Roteiro Original (Cláudia da Natividade, Fabrízio Donvito, Lusa Silvestre e Marcos Jorge) e Melhor Ator Coadjuvante (Babu Santana). O filme obteve 14 indicações no total, assim como Meu Nome Não é Johnny, do diretor Mauro Lima. Esse longa faturou seis prêmios no total: Melhor Montagem, Som, Trilha Sonora Original, Atriz Coadjuvante (Julia Lemmertz), Roteiro Adaptado (Mariza Leão e Mauro Lima) e Melhor Ator (Selton Mello).

A coprodução internacional de Fernando Meirelles, adaptação do romance de José Saramago para as telas, Ensaio Sobre a Cegueira, foi indicado a 13 troféus e venceu nas categorias mais técnicas: Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Fotografia (César Charlone, que curiosamente ainda concorreu com O Banheiro do Papa na mesma categoria), Melhor Efeitos Visuais e Maquiagem. Na minha opinião, o filme é realmente tecnicamente impecável.

O prêmio de Melhor Atriz foi merecidamente para Leandra Leal, por Nome Próprio, que ainda concorreu a Melhor Roteiro Adaptado.

Ao todo, mais de mil profissionais foram indicados nas 22 categorias (confira a lista com todos os premiados aqui) entre cineastas, técnicos e atores, que trabalharam nas mais de 100 produções lançadas no ano de 2008. Você pode conferir todos os indicados no site da Academia Brasileira de Cinema.

Esse tipo de iniciativa é de extrema importância para o fomento e a manutenção de uma indústria cinematográfica brasileira sólida e próspera.

Parabéns aos vencedores e parabéns à Academia Brasileira de Cinema.

Nenhum comentário: