sábado, 30 de agosto de 2008

Fotografia:: Aqui, foto instantânea

Uma visita ao Cristo Redentor sempre rende muitas fotos, seja você um morador do Rio de Janeiro ou não. Mas como postar uma fotografia da estátua não seria nenhuma novidade, decidi postar essas duas imagens, as mais interessantes dessa visita.

É interessante notar como os fotógrafos de plantão ainda tiram seu sustento da atração turística. Se antes, eles usavam fotografias instantâneas, hoje eles fotografam em formato digital, gravam CDs e imprimem em pequenas impressoras fotográficas, sejam as mais tradicionais jato de tinta ou as mais interessantes, baseadas em processo de sublimação térmica, que produzem cópias mais duradouras, fiéis e resistentes. A primeira imagem é da placa que anuncia (em inglês, claro) o serviço. Se alguém ficou curioso quanto ao preço, lamento dizer que não tive coragem de perguntar.

Já a segunda foi uma brincadeira na viagem de descida de volta à estação no Cosme Velho pelo trenzinho, a maneira mais gostosa de visitar o Cristo Redentor, na minha opinião. O all-star batido e a calça jeans azul bic são meus mesmo, o que quase pode qualificar essa imagem como um auto-retrato.

Alerta! Daqui pra frente o post é mais técnico. Se você não saca muito de fotografia pula pro final pra ver a outra foto.

A primeira imagem partiu de um instinto, um olhar. Bati o olho na placa e decidi que tinha que registrá-la com a minha câmera. Por isso mesmo, só me preocupei com o enquadramento e a bonita luz que batia nela.

O modo de Programa (P), com ISO 800, me deu f: 5,6 e t:1/200, com distância focal de 180mm, (35mm equiv.) pra fechar no detalhe.

A segunda foi mais planejada. Eu queria brincar com o tempo de exposição para conseguir um motion blur na paisagem da janela e ao mesmo tempo manter a câmera estável o suficiente para registrar o interior com nitidez. Por isso, usei o modo Manual (M) para encontrar uma combinação satisfatória, que foi f: 22 com exposição de 1 segundo. Para manter a câmera estável, a apoiei contra o vidro da janela do trem. A distância focal foi 28mm (35mm equiv.)


Quem quiser conferir mais do meu trabalho como fotógrafo basta clicar aqui e acessar meu porfolio online.

Nenhum comentário: