segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Fotografia:: É Natal!

Árvore de Natal da Lagoa após a queima de fogos

Hoje é véspera de Natal e por isso não haveria melhor data para postar as fotos que eu fiz da árvore de Natal da Lagoa no dia 1 de Dezembro.

Meus votos são de um Feliz Natal com muita paz, prosperidade, luz, saúde e harmonia para todos vocês e suas famílias.

Alerta! Daqui pra frente o post é mais técnico. Se você não saca muito de fotografia pula pro final pra ver a outra foto.

A capacidade da Nikon D40 de produzir imagens de qualidade mesmo com um ISO elevado foi fundamental para realizar essas fotos. Foi engraçado (posso estar sendo meio cruel mas eu sempre acho) ver as pessoas disparando suas câmeras compactas com seus flashes e se desapontando com os resultados que viam no display LCD.

A foto acima foi capturada com ISO 1600 e f: 5,3 e t 1/20 com distância focal (equiv.) de 100mm.

Já a foto de baixo foi registrada antes da queima de fogos que marcou a inauguração da árvore esse ano. O ISO também ficou em 1600. Só que, com menos luz disponível, usei f: 4,0 e um tempo de exposição baixo (de 1/4 de segundo) para captar o que a objetiva zoom em 24mm (35mm equiv.) enquadrava. Mesmo com esses dados, a imagem ficou subexposta em 2 pontos. Na hora de tratar no Adobe Lightroom, o ruído presente por causa do ISO 1600 acabou ficando mais evidente por conta da correção de exposição.

Uma bela imagem noturna da Lagoa. O Cristo envolto por nuvens traz uma atmosfera de mistério.

Quem quiser conferir mais do meu trabalho como fotógrafo basta clicar aqui e acessar meu porfolio online.

Se você quiser ver a galeria com mais algumas fotos (incluindo a queima de fogos), basta clicar nesse link.


domingo, 23 de dezembro de 2007

Fotografia:: Muita chuva, muita cachaça e pouco sol

Interior da casa grande de um alambique nas proximidades de Paraty

Assim foi marcada a minha viagem pra Paraty que aconteceu ainda em Novembro. Foi a primeira viagem com minha câmera nova e eu admito que me empolguei um pouco. Mesmo assim tem várias imagens que vale a pena conferir ma galeria de fotos do Picasa.

Paraty é uma cidade do litoral sul do estado do Rio de Janeiro famosa por seu centro histórico de estilo colonial e pelas belezas naturais de suas praias e montanhas.

Como eu disse, infelizmente o sol só apareceu mesmo no último dia de viagem. Mesmo assim, eu e mais 9 amigos aproveitamos bastante e conhecemos alguns pontos históricos como o alambique da foto acima, o forte de Paraty e o já citado centro histórico. Fizemos um passeio de escuna, tomamos várias cachaças ao longo da viagem e, no último dia, com a ajuda de São Pedro, conseguimos pegar uma praia em Trindade, que é um lugar belíssimo. Precisaríamos de um pouco mais de tempo e de sol pra conhecer tudo que Paraty tem pra oferecer.

Eu recomendo Paraty e pretendo voltar lá pra conhecer o que não deu tempo. Vale a pena e não custa tão caro. Com inúmeras pousadas na região, se você procurar com calma e um pouquinho de antecedência consegue encontrar aquela que casa com o seu bolso.

Alerta! Daqui pra frente o post é mais técnico. Se você não saca muito de fotografia pula pro final pra ver a outra foto.

A primeira imagem foi capturada no interior da fazendo onde podíamos visitar um alambique. Lá a luz de um dia chuvoso que entrava pela janela não ajudava muito. Por isso, o ISO 800 e o tempo de exposição de 1/4. A abertura f: 4,0 era a maior para a lente zoom que estava em 28mm (42mm equiv.) Para maior controle e exposições mais consistentes, estava fotografando no modo M (Manual).

A segunda imagem foi uma das várias imagens que eu fiz do centro histórico de Paraty no útlimo dia de viagem, aproveitando o dia ensolarado. O ISO estava também em 800 pois eu tirava algumas fotos na sombra pouco antes, onde eu tinha que compensar os 2 pontos de exposição que um filtro polarizador circular me roubava e queria manter a profundidade de campo reduzida com um diafragma mais aberto.

A distância focal de 200mm (equiv.) me permitia uma abertura de f: 5,6. No modo A (Prioridade de Abertura) isso me deu uma exposição de 1/1600.

Vale a pena notar o efeito do polarizador, que dá um céu mais contrastado e azulado, além de um contraste maior no todo e mais saturação nas cores. É um ótimo filtro de efeito que todo fotógrafo deve levar consigo.

As bandeirinhas decoravam a rua de uma das 3 igrejas que ficam no centro histórico de Paraty

Quem quiser conferir mais do meu trabalho como fotógrafo basta clicar aqui e acessar meu porfolio online.

Se você quiser ver a galeria com todas as fotos da viagem, basta clicar nesse link.